Veja como a decoração de LED pode transformar sua casa

Em razão da velocidade altíssima na qual as informações são atualizadas no momento presente, o que antes era tendência, hoje já é carta fora do baralho. E vice-versa. No âmbito do design de interiores e decoração, a conjuntura não é diferente. A renovação constante dos rumos da sociedade e disseminação de novidades provam isso. Tanto que o principal destaque da atualidade é a decoração de LED, e este artigo vai mostrar o porquê.


Até mesmo quando falamos de paisagismo e móveis planejados, por exemplo, não estamos livres das pautas sociais e econômicas. Ora, se o progresso nos move cada vez mais para uma preocupação com o desperdício de energia, é se de imaginar que o contexto cultural a acompanhe. Obviamente, sem perder a ótica apurada para a sofisticação e o bom gosto.


É justamente por isso que as luzes de LED têm se tornado um enorme trunfo na mão dos decoradores e apaixonados por inovações no segmento. Afinal, além de se encaixarem perfeitamente na tendência socioeconômica, a versatilidade estética é um fundamental estimulante para projetos de iluminação com beleza e originalidade.


O que é a luz de LED?


A sigla LED significa Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz, em tradução livre). Basicamente, o componente eletrônico é capaz de transformar energia elétrica em luz. Porém, seu funcionamento é bem diferente das lâmpadas convencionais. Sobretudo porque as luzes de LED não dependem de filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases. Quando o assunto é decoração de ambientes, o fato de não ter nenhum desses elementos é fundamental.


É muito comum relacionar o uso do LED com produtos eletroeletrônicos. Especialmente as TVs, rádios, computadores e semáforos. No entanto, tamanho o potencial do material - ainda que desconhecido para a maioria - o transformou em um aliado da economia e do bom gosto. Tanto é que, sem sombra de dúvidas, ele é o gerador de luz artificial mais eficiente que temos acesso hoje em dia.


Por falar em uso, a exploração das luzes de LED foi levada ao máximo e resultou em ofertas amplas no mercado. Seja para projetos de iluminação mais rebuscados ou simplesmente a troca de uma lâmpada queimada, a disponibilidade é bem diversificada. Isso sem falar em todos os benefícios que o uso bem pensado pode trazer.


As vantagens da decoração de LED


O uso inteligente da decoração de LED carrega vantagens e benefícios que vão muito além do que os olhos permitem enxergar. Ao apostar em um projeto do tipo, os ganhos perduram muito tempo e são colhidos também no âmbito econômico.


Em razão da versatilidade, agora levando a discussão para a questão estética, a luz de LED tem o poder de agradar gregos e troianos. Ou seja, seu uso permite realizar projetos ambiciosos e que chamam atenção, mas também materializar uma concepção mais “clean” e suave.


1 - Economia


Dado o efeito incrível que é capaz de gerar, a luz de LED pode passar a impressão de ser a responsável por encarecer um projeto. Muito pelo contrário. Quando a comparamos com a iluminação proveniente das lâmpadas tradicionais, o resultado é impressionante.


Não é preciso ser especialista no assunto para ter conhecimento de que esta geração vive uma crise energética. Embora não há registro de apagões nos últimos anos, as crises da falta de água, escassez de chuvas e quase total dependência do sistema hidrelétrico revelam um cenário bem preocupante.


Pois a economia gerada pelas luzes de LED é extremamente vantajosa e evita o desperdício de energia. Por durar até 7 vezes mais do que as comuns, ela alcança uma economia no consumo de até 80%. Isso sem valer em todo o período de vida útil que ela é capaz de atingir, superando bem os 10 anos.


2 - Impacto


Conforme descrito acima, a diferença do LED para a iluminação tradicional está também na composição do material. Na prática, além da contribuição para economia, o impacto ambiental faz a residência ganhar pontos no quesito “sustentabilidade”.


Isso porque, ao dispensar a aplicação de materiais pesados, como o chumbo, a iluminação por LED não emite raios ultravioleta e infravermelho. Tal atributo colabora de maneira substancial para evitar a deterioração dos elementos que compõem a decoração do ambiente. Ou seja, móveis, obras de arte e até as plantas também ganham em um projeto de decoração baseado nas luzes de LED.


3 - Sofisticação


Quando imaginamos um ambiente decorado por luz de LED, é quase impossível não visualizar mentalmente uma sala de estar bem chique e elegante. Ou ainda uma belíssima estante de livros. Sim, o objetivo (e posteriormente o resultado) é justamente esse: adicionar sofisticação aos ambientes.

Contudo, é importante salientar que não há restrição para cômodos da residência. Aliás, aqueles que gostam e têm a possibilidade de implantar um jardim também ganham com a decoração de LED. Até mesmo na área externa.


Outro ambiente incomum, mas que pode e deve receber esse refinamento é o banheiro. Por conseguir brilhantemente destacar alguns pontos e “esconder” outros, a luz de LED (quando instalada em pontos estratégicos) evidencia aspectos com suavidade e elegância.


Exemplos de decoração de LED


A aplicação das luzes de LED como parte de um projeto de decoração é simples, mas ainda assim é recomendável que seja feita por profissionais da área. Afinal, o olhar técnico é essencial para disposição da iluminação, que deve sofisticar, e não agredir os olhos e cansar ao longo do tempo.


É por isso que a imensa maioria dos projetos dispõe este tipo de iluminação como algo discreto. O charme tão desejado é projetado desta forma, instalando as fontes de luz por trás de painéis, espelhos e no fundo de prateleiras.


Painel com LED


O uso de LED no painel é o exemplo mais clássico e desejado quando se está à procura de móveis planejados bem dispostos e decorados. Ao ficar “escondida” no quadro atrás da TV, a fonte luminosa oferece iluminação indireta, que, unida a um painel de aparência amadeirada, proporciona um efeito chique e rústico.


Gavetas com LED


As gavetas equipadas com LED são um trunfo que pode ser utilizado em toda a residência. Inclusive na própria área do painel e da TV, que costumam ter gavetas. Nestes casos, o objetivo é decorar, e nem tanto iluminar. Porém, a ideia também serve para outros ambientes como auxílio para visualização, como cozinha e guarda-roupas.


Acessórios de LED


Hoje, o mercado oferece uma infinidade de acessórios de LED, cuja variedade também inclui cores diversas. As luminárias são a bola da vez no segmento, justamente pelos diversos formatos, tamanhos e estilos encontrados. Para quem gosta de mensagens e coisas escritas, há opções de letreiros e palavras inteiras para usar como artigo decorativo de quartos, principalmente.



Comentários (0)


Deixe um comentário