Como montar e extrair o melhor do ambiente do seu home theater

Confira as dicas D´Furlan para um home theater perfeito em sua sala.

Assistir um filme, uma série, ou jogar seus jogos de videogame pode ser uma experiência completamente nova quando você tem o melhor em áudio e vídeo proporcionado por home theaters. Mas tudo isso pode ser até secundário se você não tiver conforto e um design de móveis que comporte seus equipamentos para que você possa extrair o melhor do seu entretenimento.

TVs maiores e com mais qualidade de imagem, aparelhos de som com recursos tridimensionais e muitas outras tecnologias são empregadas para que sua sala esteja cada vez mais próxima daquilo que vivenciamos no cinema. Mas, além disso, é preciso que sua estação de TV na sala tenha, também, móveis que contribuam com essa experiência.

Comportar os aparelhos, esconder fios e contribuir para o design da decoração é o básico que móveis para home theater devem cumprir, mas sempre há espaço para inovações, e nisso, a D´Furlan é especialista.

Por isso, compartilhamos com você, dicas para que o seu home theater ofereça o melhor em imagem e som com a dose de estilo que não pode faltar. 

O ESPAÇO IDEAL NA SUA SALA

Uma experiência perfeita de áudio e vídeo depende de pequenos pormenores que envolvem o tamanho da sala, a distância da tela, iluminação, etc. Por isso, é muito importante a escolha do local onde será acomodado o seu home theater, bem como os aparelhos que vão compor o espaço.

Uma TV muito grande em um espaço onde seu sofá fica muito perto da tela pode ser um incômodo. Funciona da mesma forma que uma sala de cinema: se você está perto demais, seus olhos vão ter que fazer mais movimentos procurando as informações na tela, o que pode cansar sua vista mais rápido. 

Vale lembrar, também, que a sala de TV não é apenas para eventos especiais como assistir seus filmes ou maratonar suas séries. Você, ao longo do dia, assiste a outros programas, do jornal aos jogos de futebol. Por isso, certifique-se que a luz das janelas, por exemplo, não incidam diretamente sobre a tela. Além de atrapalhar sua visão, o Sol direto pode danificar móveis e equipamentos.

FIOS 

Existem muitas opções de home theaters wireless no mercado. No entanto, ainda não temos uma tecnologia 100% sem fios. Precisamos dos cabos de alimentação, as conexões entre equipamentos, como os cabos HDMI e tantos outros que podem ser uma dor de cabeça na forma de emaranhados de fios.

Soluções que organizam os fios e móveis que os escondam com eficiência vão além do design, eles facilitam – e muito – sua vida. Isso porque os fios organizados ficam protegidos e sofrem menos pressão, como dobras que podem danificar a fiação, implicando no mal funcionamento dos aparelhos, ineficiência energética e risco de curtos, que podem causar acidentes sérios.

Vale lembrar, também, que home theaters podem ter as ´´caixinhas satélite´´, que atuam no surround – o som que passeia pelo ambiente – e elas precisam estar posicionadas em pontos específicos da sala, o que pode significar mais fios nesse quebra cabeça. 

LUZ

Muita gente prefere a TV como única fonte de luz quando se está assistindo ou jogando. O que não é o mais recomendável, pois a luz direta pode causar cansaço na visão e até dores de cabeça. Ter uma luz mais difusa enquanto se assiste TV é parte do planejamento do seu home theater.

Um abajur, luminárias, ou mesmo uma iluminação em led pode ajudar a equilibrar a incidência de luz na sala além de deixar o ambiente mais aconchegante. 

As lâmpadas inteligentes, controladas por aplicativos e conectadas à rede wi-fi da casa, também são uma boa pedida. Ainda que mais caras que as lâmpadas de led, elas possuem uma série de recursos que valem o investimento: como diferentes tonalidades em uma única lâmpada, conexão com aparelhos como o Eco Dot da Amazon e Google Nest da Google, que permitem que você controle a iluminação por voz. 

Para o dia, as cortinas são indispensáveis para o controle da luminosidade e temperatura do ambiente.

EQUIPAMENTOS

Quando falamos em home theater, é claro que os equipamentos são parte fundamental: TVs, caixas de som (ou soundbars) ou projetores são o checklist básico para a criação do ambiente. 

Aqui, mais uma vez o planejamento do espaço precisa ser levado em conta. Opções existem aos montes, com diversos preços e, claro, tamanhos. Optar por um projetor, por exemplo, requer uma parede ´´vazia´´ ou uma tela de projeção (retrátil ou não). Uma TV, de acordo com suas polegadas, requer um móvel que a comporte com segurança, bem como outros componentes como o subwoofer e as caixas de som.

É preciso, então, que os móveis sejam planejados de acordo com o que você tem – ou pretende ter – como equipamento: o tamanho da TV, o projetor, etc.

MÓVEIS

Seu home theater é uma composição. E nela o móvel que vai comportar os equipamentos também é super importante. Além do design, ele precisa ser funcional e inteligente, ajudando na iluminação, na organização dos fios e claro, o equilíbrio e estilo da sua decoração como um todo.

Você pode optar por painéis ou racks de acordo com o que você planejou para a sua sala ou o espaço disponível. Racks têm a vantagem de ser móveis; painéis, e a otimização do espaço. Pondere o que lhe atende melhor na hora de realizar o seu projeto. 

FINALIZANDO

A sala é o ambiente de entretenimento e pode ser o local de escapismo que precisamos depois de um dia cheio. Assistindo nossas séries favoritas, filmes ou uma partida relaxante (nem sempre) do seu jogo de videogame. Por isso, além de tecnológico, sua sala precisa ser um local aconchegante. Conheça os projetos D´Furlan que unem conforto e design com o estilo que você merece. 

E para ficar por dentro das novidades e receber mais artigos de tudo que é relacionado ao mundo da decoração e dos móveis planejados considere assinar gratuitamente a nossa newsletter.

Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email