Dicas incríveis para manter a ergonomia na sua cozinha planejada

Além de sofisticada, uma cozinha planejada deve ser prática e funcional. E nesse artigo te contamos como ter um ambiente com todas essas qualidades.

Qual a primeira coisa que vem à mente quando pensa na sua cozinha?

  • Local de diversão e bom papo com amigos e família?
  • Preparar uma receita nova para relaxar depois de um dia estressante?
  • Ou um cômodo importante e essencial para sua casa?

Seja qual for sua relação com a cozinha, uma coisa podemos garantir: você precisa dela, no mínimo, para viver. 

Isso porque é lá onde guardamos e preparamos um dos itens mais essenciais para nossa sobrevivência, os alimentos.

E pensando em você que está no processo de conquistar uma cozinha planejada e quer garantir um ambiente elegante, moderno e sofisticado mas que, ao mesmo tempo, facilite seu dia a dia, preparamos uma série de boas dicas que vão te ajudar. 

Se é isso que busca, continue lendo. No final deste artigo você estará 100% preparado para conseguir a cozinha perfeita

Dica #1
Você vai precisar de um profissional

  A nossa primeira grande dica para você que está perto de conquistar sua cozinha planejada é que, mais cedo ou mais tarde, o trabalho de um designer de interiores e arquiteto será indispensável.

É claro que no processo de montar um ambiente com móveis planejados a sua opinião, seus desejos e gostos contam – e muito -, mas com um profissional que entende do assunto por perto, tudo fica mais fácil.

Isso porque ele será o responsável por unir as suas vontades para o ambiente com o que é viável, considerando seu espaço e, eventualmente, sugerir ideias e opções muito mais práticas e interessantes que você pode nem ter pensado.

Se você já conhece um profissional de confiança, entre em contato e conte suas ideias. Se caso não conhecer, você pode contar com ajuda da própria loja em que montará seu ambiente, como é o caso da D’Furlan Planejados.

Dica #2
Separe por áreas

A próxima dica para montar uma cozinha com ergonomia e que te permita preparar seus pratos no dia a dia sem dificuldades, é separar seu ambiente em três principais áreas:

1º – Área de armazenamento

Comece com um espaço que tenha todos os ingredientes e utensílios de cozinha que você tem. Nele, ficarão a geladeira, despensa, armários e gavetas.

2º – Área de preparação

Esse espaço deve ser composto pelo fogão e forno, micro-ondas, fritadeira, exaustor e outros eletrodomésticos do tipo, mais a bancada para preparação dos alimentos, manuseamento e apoio para panelas quentes. 

3º – Área de limpeza

Por fim, ao lado da área de preparação, devem estar os itens ligados à limpeza como a pia, lixeira, lava-louças e outros equipamentos que te auxiliem nesse processo. 

Montando sua cozinha dessa maneira, sem perceber, terá um processo muito mais prático e linear na hora de cozinhar, seguindo a ordem lógica de separar os alimentos e utensílios, preparar o prato e limpar o ambiente.

Dica #3
Defina o Layout

Com as áreas de armazenamento, preparação e limpeza definidas, é hora de pensar em como você deseja e qual o melhor layout que se encaixa na sua cozinha. 

Esse é o momento de unir seu gosto pessoal ao conhecimento do profissional que você contratou e definir em qual posição ficarão seus móveis, eletrodomésticos e outros itens.

Os principais tipos de layout são:

  • Cozinha em “L”
  • Cozinha em fita
  • Cozinha com ilha

Dica #4
Encanamento, eletricidade e iluminação

Das coisas que, por mais técnicas e “chatinhas” que sejam, não podemos fugir: encanamento, rede elétrica e iluminação.

Antes de fechar e instalar sua cozinha planejada, você precisa garantir que todos os eletrodomésticos terão uma tomada compatível (110w, 220w ou bivolt), verificar se está tudo certo com o encanamento e que ele se encaixa com o local da pia, lava-louças e tudo mais.

A iluminação adequada na cozinha também é essencial. O mais recomendado é que seja uma lâmpada de luz branca porque ela é responsável por aumentar a concentração, o que é necessário no momento de cozinhar.

Além disso, também é importante se atentar à iluminação natural e ventilação, ou seja, cuidar para que nada bloqueie as janelas do ambiente. 

Dica #5
Separe por áreas

E pra fechar sua cozinha planejada dos sonhos e manter a ergonomia nos pequenos detalhes, não esqueça de se atentar aos acabamentos e toques finais.

Comece pela decoração. Nesse momento você colocará sua identidade no ambiente, então, escolha com cuidado e opte por itens que estejam em alta e combinem com você. Aqui você pode ler mais sobre tendências de decoração para cozinhas planejadas.

Também escolha móveis de materiais bons e de qualidade, para garantir que mesmo usando todos os dias o seu ambiente tenha uma longa vida útil. 

E por fim, pense com cuidado nos puxadores, sistema de amortecimento para armários e gavetas e tudo o que possa facilitar seu dia a dia, tornando seu espaço inteligente e funcional.

Parabéns, você está pronto(a)!

Se chegou até aqui significa que você leu todas nossas dicas para manter a ergonomia na sua cozinha planejada. Então, você já deu um grande passo e a partir de agora, está muito mais preparado para começar a pensar no seu projeto e, finalmente, conquistar a tão sonhada cozinha feita sob medida. 

Nós da D’Furlan Planejados nos colocamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas e acompanhar de perto esse processo de transformar seu cômodo em um ambiente dos sonhos. Lembrando que o orçamento e projeto 3D são sem nenhum custo. 

Fale com um de nossos consultores pelo Whatsapp (11) 99369-9056.

E para ficar por dentro das novidades e receber mais artigos de tudo que é relacionado ao mundo da decoração e dos móveis planejados considere assinar gratuitamente a nossa newsletter clicando aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
KeywordsCozinha Planejada; Ergonomia; Móveis Planejados;